quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

A Alquimia e a Pedra Filosofal

Hoje em dia pouco se sabe sobre o verdadeiro significado da Alquimia e sua busca pela misteriosa Pedra Filosofal. Os conceitos atuais, que são difundidos pela mídia em geral, focam-se em aspectos superficiais, sem assimilar o simbolismo, que acaba por velar a sua essência.

Os alquimistas eram pessoas dedicadas aos conhecimentos universais, em busca da harmonia entre todas as ciências, eram verdadeiros filósofos. A partir deste ponto, é evidente que suas ações não tinham um propósito egoísta e materialista, e a Pedra Filosofal não poderia ser algo tão fútil.

A transformação de metais inferiores em ouro, é o símbolo da transformação (transmutação) de si próprio para um estado de consciência superior, onde o ouro seria o ideal humano, a plenitude ao qual todos aspiramos chegar. Porém, em grande maioria não sabemos o caminho (quais elementos devem ser utilizados e suas respectivas proporções).

Todos podemos voltar a ser Ouro, dele surgimos, para ele regressaremos. Só depende do trabalho da consciência e das virtudes (elementos), pois a realidade é pura e atemporal.

5 comentários:

mateus disse...

Basta a gente querer...

Thais Rosan disse...

Acho que é um estado de elevação e transformação do conhecimento, não é algo material, mas sim interior...

gostei do texto

beijos

Gaby Lirie disse...

Concordo contigo e este texto ficou maravilhoso,gostei muito de ler e ter uma nova visão da alquimia.

Grande beijo.

Anônimo disse...

Adorei o blog belas refloxeçoes avise sempre quando tiver postagens..
Abraços...

Joca Faria

Anônimo disse...

haha, isso foi bem além de minha inteligencia.
todos nós somos alquimistas de nós mesmos, basta descobrirmos isso.

Beijoca
Vou linkar o blog novo