domingo, 13 de abril de 2014

Ampliação da UNIFESP em São José dos Campos

Nas últimas semanas está sendo discutida a questão da ampliação do campus da UNIFESP em São José dos Campos - SP. A disponibilização de cursos de qualidade e gratuitos em diversas áreas do conhecimento na cidade e na região do Vale do Paraíba é uma necessidade antiga, e felizmente agora está ganhando força e sendo discutida pela sociedade que enfim está reconhecendo a importância da questão.

Até o presente momento a cidade (e toda a região) só conta com cursos de nível superior oferecidos pelo ensino público nas áreas exatas e tecnológicas, ficando de fora todas as outras áreas do conhecimento, como as humanidades, as artes, biológicas, etc. Desta maneira, uma grande perda acontece na região, que anualmente cede talentos que vão em busca de oportunidades em outras regiões do país. Igualmente não se desenvolvem pesquisas nestas áreas e a região deixa de se desenvolver e de evoluir de maneira integral. A atração de talentos provenientes de outras partes do país e do mundo, que poderiam contribuir com seus conhecimentos e igualmente para um maior intercâmbio cultural é extremamente deficitária.



Deste modo, e por inúmeros outros motivos esta é uma questão urgente para toda a comunidade do Vale do Paraíba, que necessita ser mais valorizada e se desenvolver verdadeiramente, ou seja, contemplando os aspectos sociais, políticos, ambientais, artísticos, econômicos, etc., que caracterizam o real desenvolvimento de uma sociedade.

Amanhã dia 14/04 às 19h será realizada uma audiência pública na Câmara Municipal tratando justamente sobre este assunto, e nela estas questões são imprescindíveis de serem levantadas e levadas adiante. Precisamos de cursos de humanas, artes, biológicas, etc., para os próximos 5 anos, não para serem pensados somente a partir de 2020, este é um vazio desastroso para nossa cidade e região já há muitos anos, e desta forma, faço das palavras do presidente da FCCR, Alcemir Palma, as minhas: "A vocação para a industrialização de São José dos Campos e região, a concentração de cursos altamente qualificados na área de exatas que se encontram em todo o Vale do Paraíba, não suprem e não excluem a urgência de serem criados cursos igualmente de excelência nas áreas de humanas e artes."

Ampliação da UNIFESP - SJC: Eu Apoio!!!

Nenhum comentário: