quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Redação do ENEM

esta é a redação que fiz para a prova do ENEM:



Tema: O indivíduo frente à ética nacional


Mais um dia de caos nas cidades brasileiras. Guerra do tráfico, assaltos, seqüestros, enchentes, queimadas e desmatamentos, impunidade quase que generalizada, e o sofrimento humano se torna rotina, é banalizado. Qual é a causa para tantos tristes efeitos?
Ações corretivas são tomadas pelo governo, porém não agem sobre os princípios geradores de tais problemas. O “tumor” que pune a sociedade se encontra na própria base de sua formação, ou seja, na estrutura educacional, em seus valores e caminhos.
Para atingirmos algo próximo do ideal de qualidade de ensino, necessitamos do comprometimento do governo e dos cidadãos conscientes, na busca de uma educação formativa, onde a ética, o respeito ao ser humano e à natureza sejam seus “alicerces”. Diferentemente da enxurrada de informações que está submetido o sistema hoje em dia, que sem uma direção, um foco, algo que confira sentido e relacione integralmente estes dados, não beneficia a sociedade de maneira satisfatória, pois está voltado ao desenvolvimento da técnica.
A técnica em si não é o problema, mas seu aprimoramento deve se estabelecer em favor do ser humano, e não o distanciando de sua própria natureza, não gerando um interesse egoísta, ou seja, a “técnica pela técnica”.
Analisando todos os fatos, verifica-se que a questão é complexa e atinge toda a população de maneira direta ou indireta, porém a solução não se encontra em outro lugar senão em nossas próprias mãos. É na ética que reside os ideais de paz e justiça, façamos como propôs Pitágoras há mais de dois milênios: “Educai as crianças para que não seja necessário punir os adultos”.

Um comentário:

Unknown disse...

Olá.
Seu blog está na TEIA.
Parabéns.
Até mais.